Os deveres da vida adulta

Olá, para todos vocês!! Iniciamos o mês de abril e posso dizer que ser adulto é bem complicado. Imagine você estar a uns 100 km de distância de sua casa e absolutamente “do neida” a bomba d’água do seu carro explode. Sim, se tem placa tem história, meu caro leitor. Isso aconteceu com es colunista exatamente o-n-t-e-m! Portanto, resolvi conversar sobre os deveres a que nós, adultos, temos em nossas vidas diariamente.

Ter um carro requer muitas obrigações. Não há que se negar que ter um veículo é uma mão na roda pelo sagrado direito de ir e vir com toda a liberdade que podemos ter. Porém, alguns vacilos são punidos pelo Estado, isto é, você sabia que se der pane seca (falta de combustível) e o seu carro ficar no meio da via, da avenida em si pode ser aplicada para você uma multa além de todos os demais acessórios? Como pontos em sua carteira, guincho, vistoria, diárias em pátio do Detran, por exemplo. Isso sem falar nos custos do reparo e da manutenção. O fundamento legal dessa multa (R$ 130,16) está no art. 180, do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997). Grande dor de cabeça!! E outro ponto importante é andar com o carro em condições degradantes dos pneus, ou seja, os pneus carecas podem te render além de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na sua CNH. Quer isso para ti?

Carro não é somente alegrias, tem algumas frustrações também. Como o IPVA no início do ano, o licenciamento, combustível, seguro. Esse último então é uma alegria e uma tristeza. Alegria pelo motivo de que num acidente (leia-se, sinistro) a seguradora deverá arcar com o prejuízo nos limites de indenização constantes na apólice. De outro lado, não ter seguro é ficar à mercê da sorte que quando e transforma me má sorte… ahhh! A fatura vem e vem cara!! O seguro de veículo automotor é necessário, sim. Unam vez que você dividirá o prejuízo com uma empresa desde que pague o prêmio do seguro( o valor dele em si) mais a franquia contratada. Lembre-se que seguro barato é igual a franquia alta e vice-versa. Sabedoria na escolha sempre! Mas Dr. Rodrigo, se a seguradora não trabalhar da forma correta a quem devo reclamar. Meu caro leitor, chame a Superintendência de  Seguros Privados (SUSEP). É ela quem cuida desse mercado. Nunca deixe de registrar uma ouvidoria, ok?!! Use também o Consumigor.gov.br, o Reclame Aqui e, por fim e não menos importante, o seu advogado.

Um fato curioso ainda nessa seara de veículos aconteceu recentemente em Campinas, lá em São Paulo. Uma pessoa (leia-se, um sujeito nível 5ª série C), arriou, isto é, abaixou a calça quando transitava em uma rodovia municipal e a foto das nádegas de fora saiu no momento da captura da imagem pelo radar. A via possui 70 km/h de limite e o meliante – que deve ter a cabeça na lua – estava do lado de fora do veículo. O gesto desmiolado pode vir a ser categorizado como ato obsceno e isso é categorizado no Código Penal (Decreto-Lei nº  2.848/1940) lá no art. 233 que diz assim “Praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público: Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.”. Sobre o fato assim se manifestou a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) que “a princípio, a situação é tratada pela Emdec apenas na esfera da infração de trânsito e segue os procedimentos convencionais, inclusive por conta do processamento automático das notificações.”. E continuou assim “(…) o ato coloca em risco a segurança de quem está praticando e dos demais atores do trânsito, já que poderia resultar em um sinistro!”. Ser adulto realmente não é fácil!

Por fim hoje é mais um papo aleatório sobre algo que ocorre diariamente em nossas vidas e nas de quem conhecemos. Motoristas, motoboys, pedestres e, enfim, todos os atores desse universo particular que é o trânsito ora tranquilo e ora mais maluco que o Coringa e suas “coringuices”. Aos que estão quase na iminência de tirarem suas habilitações digo terem e prestarem muita, mas muita atenção. A vida adulta é plenamente feliz se você souber assim fazê-la. De resto, acabou o chocolate quente feito pela mamãe que tomávamos em casa logo pela manhã… Atenção sempre!!