Meu trabalho e meu corpo

Olá, para todos vocês!! A frase “O trabalho dignifica o Homem!” possui atualmente muitas mais considerações que à época de sua criação. A nova relação de trabalho e de emprego enseja discussões e debates não somente no campo jurídico (essa ciência absurdamente lida e desafiadora), mas também no campo psicológico, social e, não menos importante, na saúde física daqueles que batalham todos os dias pelo sagrado pão na mesa. Hoje, caro leitor que não nasceu herdeiro, falaremos sobre recente constatação no DF de que houve aumento das notificações de Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Vamos lá?

A Secretária de Saúde da capital do país publicou dias atrás o Informe Epidemiológico em Saúde do Trabalhador, referente aos chamados Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) que também são conhecidos como Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Num recorte de tempo entre 2014 e 2023 o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 1.356 casos de LER/Dort apenas no Distrito Federal, sendo que desses chegou a 691 apenas no ano de 2023. Mas Dr. Rodrigo, como saber e o que fazer em situações como essa? Ora, senão vejamos. Você, obviamente, se não conhece deveria buscar informações sobre os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) que fazem parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), implementada entre o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Também existe a RENAST que integra a rede de serviços do SUS, voltados à promoção, à assistência e à vigilância, para o desenvolvimento das ações de Saúde do Trabalhador. Veja que há o braço do Estado, da Administração Pública para o bem-estar de todos nós, trabalhadores. Informe-se!

Voltando ao tópico específico de nossa conversa de hoje, é bom registrar o que disse a fisioterapeuta da Gerência de Articulação da Atenção à Saúde do Trabalhador “O documento traz a compreensão de que as LER/Dort acometem os trabalhadores no DF e divulga o perfil desses trabalhadores acometidos, independentemente do vínculo de trabalho, além de reforçar a importância e a obrigatoriedade de notificação por parte de todos os profissionais de saúde para subsidiar as ações de controle por parte dos Cerest!”. Um exemplo, lá nas Alagoas existe a Lei nº 8.210/2019 cuja ementa “Institui a Política Estadual de Prevenção às Lesões Por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em Âmbito Público.”. Para os educadores, professores – os quais nutro admiração e respeito desde sempre – lá em Roraima existe a Lei nº 1.583/2021 com ementa que “Dispõe sobre a instituição do Programa de Prevenção às Doenças Ocupacionais do Educador da Rede Estadual de Ensino e dá outras providências.”. Dr. Rodrigo, mas onde está a fundamentação dessas leis? Excelente pergunta, meu astuto leitor. A previsão está no art. 20, I, da Lei nº 8.213/1991 (Planos de Benefícios da Previdência Social). Sempre e sempre mesmo é bom indicar órgãos, telefones, sites, agências e toda e qualquer forma de benefício social que ajude a cada um de nós. Políticas públicas são i-m-p-o-r-t-a-n-t-e-s!!

Por fim, lá em São João da Boa Vista, em São Paulo, o Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do Departamento de Saúde do município que promoveu palestra com vistas a esclarecer os principais fatores de risco, sintomas, prevenção e manejo dessas condições, visando conscientizar e capacitar os servidores locais para identificar e lidar adequadamente com essas doenças em seu ambiente de trabalho. De acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo (SP Bancários) “Em 2022, 21,1% de todos os acidentes de trabalho sofridos por bancários e reconhecidos pelo INSS foram relacionados com doenças osteomuscular e do tecido conjuntivo, bem como 14,5% relacionados aos transtornos nervosos. Ou seja, cerca de 35% de todos os acidentes de trabalho bancário no Brasil ainda estão relacionados às LER/DORT.”. Portanto, sempre que sentir um desconforto não espere piorar para procurar ajuda. Os riscos das atividades do seu trabalho devem ser levados à sério, afinal, seu corpo não é uma máquina. O botão de ligar e desligar só podem ser acionados uma vez na sua jornada em Terra. Captou a mensagem? Atenção sempre!!