O INSS e o novo golpe na praça

Olá, para todos vocês!! A aposentadoria é o desejo de todos nós que vislumbramos o merecido descanso após anos, décadas de trabalho. Balançar o corpo na rede, tomar água de coco, sentir a brisa suave no rosto naquela manhã ensolarada e comer aquela moqueca de dourado ou de badejo… “pelamordeDeus”, não é pedir demais!! Voltando a realidade nossa dos desafios diários, golpe na praça meus amigos. E pode acontecer com qualquer pessoa.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a nova coqueluche dos golpistas, esses malandros que preferem o caminho do crime ao do trabalho que garante o ganha pão nosso de cada dia. E cada vez mais, tão rápido quanto meu Flamengo vira piada neste ano pra torcida esquecer, os meliantes conseguem usar da mais absurda criatividade para aplicar das suas. Seja por SMS, por e-mail, por ligação, por WhatsApp – daqui a pouco até o TikTok servirá de palco para o crime organizado. E bota organizado nisso, hein?!

Infelizmente, meu caro leitor, há agentes públicos que servem às organizações criminosas para ganharem aquela propina básica de quem deveria servir ao Estado, servir a sociedade… ou você não passou ou conhece alguém que ao menor sinal de busca pela aposentadoria recebeu aquela enxurrada de ligações oferendo toda sorte de créditos consignados, aqueles empréstimos que você nunca pediu mas está lá o desconto no benefício pago? Esse é um golpe atual e muito bem planejado. E são bastantes incisivos no oferecimento de produtos ao ponto de perturbarem até a exaustão, até ganhar pelo cansaço. Uma nada mole vida dos nosso idosos pelo país. Vamos ajuda-los com um pouco de conhecimento?

Primeiramente, existem formas de coibir essa prática lesiva aos bolsos dos nossos velhinhos e velhinhas. O INSS jamais, nunca e em tempo algum pede ou mesmo solicita qualquer informação para a chamada “Prova de Vida”. Esse instrumento de verificação do beneficiário (se ele está mesmo vivo, vamos considerar assim) deve ser realizado pelo próprio aplicativo Meu INSS com o uso da biometria facial. Criminosos enviam links, pedem dados pessoais e chegam até a fazer vídeo chamadas. A dica é que você nunca mande documentos, fotos, nada… desconfie sempre de tudo e de todos quando o assunto é aposentadoria. Se tem dúvida, procure alguém, vá a uma agência do Instituto e só receba auxílio de um servidor devidamente identificado. Num segundo momento, utilize o telefone 135 que é o canal oficial da Previdência Social e sempre mantenha seus dados atualizados, pois, assim ficará mais fácil confirmar as suas informações.

Também é importante esclarecer que se houver qualquer tipo de fraude em seu benefício ou cadastro, imediatamente registre denúncia no canal Fala.br (Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação) com seu acesso via E-gov. Também vale registrar Boletim de Ocorrência e alertar ao banco que você recebe a aposentadoria que tem alguma divergência, alguma suspeita de fraude, de crime. Prudência sempre!!

Ao fim, chame um advogado para te auxiliar no quesito jurídico, ou seja, para ajudar se for necessário ajuizar uma ação que pode ter como objeto o dano moral e o dano material (olha aqui novamente os danos de que falamos certa vez). Atenção e guarda alta, afinal, aposentadoria deve ser descanso e não dor de cabeça!